Ministério Grão De Trigo

Ler Online
BABILÔNIA

A PROSTITUTA

Capítulo 1

Babilonia, livro por David W. Dyer

Publicacao Grao de Trigo

Escrito por David W. Dyer

ÍNDICE

Capítulo 1: A PROSTITUTA (Capítulo Atual)

Capítulo 2: O SANGUE DOS MÁRTIRES

Capítulo 3: A BABILÔNIA DE HOJE

Capítulo 4: A DESTRUIÇÃO DE BABILÔNIA

Capítulo 5: SAÍ DA BABILÔNIA!

Capítulo 6: A IGREJA CATÓLICA ROMANA



“Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno” (Pv 5:3-5 VRC).

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4:4 VRC).



PREFÁCIO

Como é fácil criticar os outros e pensarmos bem de nós mesmos! Como é natural enxergarmos as deficiências dos outros, e não percebermos nossos erros e falhas. É comum nos sentirmos bem, pensando que não somos tão maus, tão ingênuos ou tão errados como “os outros”.

Mas, como você já sabe, quem pensa assim está simplesmente revelando seu próprio coração, demonstrando o orgulho e o egocentrismo que está lá dentro. Está falhando em entender sua própria e real condição de vida.

A verdade é que, no fundo de nosso ser, ninguém é realmente melhor do que ninguém. Todos nós somos pecadores do pior tipo.

Tudo isso tem a ver com nosso assunto atual. Na minha vida, nunca ouvi alguém proclamando: “Faço parte da Babilônia!”, ou “Estou envolvido com adultério espiritual”. Sempre, são os “outros” que estão errados e não “nós”.

Não é difícil, entre os cristãos de hoje, ouvir alguém insistindo que “aquela igreja faz parte da Babilônia”, ou que “aquele sistema religioso é Babilônia”. Falando assim, as pessoas passam a se sentir bem, melhores do que aqueles que julgam errado.

Porém, acho que Deus está querendo mudar esse quadro. Ele está pretendendo acabar com esse hábito humano. O alvo de Deus nunca é expor os pecados dos outros para podermos nos sentir melhor. No entanto, Ele sempre está trabalhando para revelar a condição de nossos corações para podermos nos arrepender e, por consequência disso, recebermos cada vez mais da salvação que Ele tem para nós.

Com tudo isso em mente, gostaria de fazer um pedido aos leitores. Por favor, pelo menos por um momento, coloquem de lado os seus preconceitos. Arrisquem abrir suas mentes para algo que pode ser diferente do que já pensaram. Abram seus corações para Deus, pedindo que a luz Dele brilhe de tal maneira que vocês recebam uma nova revelação, um novo entendimento, que pode transformar suas vidas.

A revelação sobre a Babilônia, a prostituta destes últimos dias, é algo importantíssimo para todos os filhos de Deus. Minha oração é que Deus use este livro para abençoar e iluminar seus corações, preparando-os para a segunda vinda de Jesus, que será em breve.

David W. Dyer



Capítulo 1: A PROSTITUTA


Deus é infinito, eterno e todo-poderoso. Ele é o criador de todas as coisas. Não há nada de que Ele precise. Consequentemente, nós, seres humanos, temos muito pouco a oferecer-Lhe. Ele não precisa de nossa inteligência; não deseja o nosso dinheiro; não carece de nossos esforços em Seu nome. Isso até mesmo inclui os esforços “cristãos”.

Simplificando, Ele é capaz de fazer Sua obra sem a nossa ajuda – sem os nossos ministérios particulares, nossos dons e habilidades. Se necessário, Ele simplesmente pode suscitar “filhos a Abraão”, das pedras ao longo do caminho (Lc 3:8).

Contudo, há uma coisa que Deus realmente quer de nós. Ele deseja o nosso coração. Isso é algo que podemos dar a Deus que O agrada. Se e quando o nosso coração é inteiramente Dele, então, o restante de Sua obra pode ser realizado em nós e através de nós com poder, velocidade e eficiência.

Qualquer falta de inteligência, de dom, de coragem ou de habilidade de nossa parte pode ser suprida por Seu poder e graça. Quando o nosso coração é absoluta e completamente Dele, então, todas as coisas externas, envolvendo nossas necessidades pessoais e nosso serviço a Ele, podem ser realizadas com grande facilidade. Quando nosso coração é Dele, então, não há obstáculos tão grandes para nós, porque o nosso amado Mestre está no controle.

Naturalmente, você se lembra do primeiro mandamento que o nosso Senhor nos deu. Diz: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento” (Mt 22:37). Obviamente, uma vez que esse é o primeiro e maior mandamento, Deus está nos dizendo algo muito importante sobre como deve ser o nosso relacionamento com Ele.

Novamente Ele fala em Provérbios: “Filho meu, dá-me o teu coração...” (Pv 23:26). Esse versículo é a soma de tudo o que Deus realmente quer ou precisa de Seus filhos. Ele quer o nosso coração. Ele deseja uma entrega e rendição totais de nosso homem interior a Ele. Seu desejo é que nos entreguemos total e completamente a Ele. Essa é uma verdade essencial e fundamental da qual todos os Seus filhos devem estar cientes.

A OBRA DO DIABO

Contudo, Deus tem um inimigo, o diabo. Esse inimigo não é tolo. Ele compreende o que é que Deus deseja do homem, talvez muito melhor do que nós. Então, o diabo trabalha no sentido de distrair os corações dos homens de nosso Senhor. Ele trabalha intensamente, a fim de impedir homens e mulheres de entrar e/ou manter intimidade com seu Deus.

Por favor, preste muita atenção a isto: uma das principais obras e propósitos de Satanás é o de desviar os corações dos homens de seu Criador e fixá-los em outras coisas. Se e quando ele obtém êxito em fazer isso, os homens, então, tornam-se impotentes e inúteis no Reino de Deus para promover os Seus propósitos na terra.

Uma vez que os seus corações estão atraídos por outras coisas – uma vez que seu amor e afeição são dados a outra coisa qualquer – então, a obra de Deus neles e através deles é bloqueada.

O diabo é o “governante (ou príncipe) deste mundo” (Jo 14:30). Ao tentar Jesus, ele afirmou que todos os reinos do mundo e sua “glória” pertenciam a ele, e que ele podia dá-los a quem quisesse.

Lemos: “E, [o diabo] elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser” (Lc 4:5,6). Jesus não negou esse fato.

Agora, o diabo, em seu reino terreno, tem muito a oferecer para seduzir o homem natural. Seu arsenal de tentações é vasto e atraente. Ele tem riquezas a oferecer. Ele possui uma grande variedade de prazeres para presentear. Isso inclui, mas não se limita a sexo, drogas, entretenimentos, alimentos de vários tipos, fama, dinheiro, lazer e esportes.

Se você aprecia estímulo intelectual, ele pode oferecer educação, pesquisa ou até mesmo palavras cruzadas ou jogos triviais. Se você gosta de viajar, o mundo dele está cheio de diferentes destinações com suas vistas e diversões. Se você prefere fama e popularidade, ele irá ajudá-lo a perseguí-la – até mesmo dentro da igreja.

Se você deseja poder sobre as outras pessoas, isso também está disponível no campo dos negócios, da política, da religião, etc...

Que tal status ou sucesso? Isso atrai o seu coração? Você fica alegre quando os outros olham para você com inveja por causa de sua casa, de seu carro, de sua conta bancária, ou pela quantidade de coisas que você possui?

O diabo tem uma grande variedade de diversões e atividades terrenas com as quais ele trabalha para atrair e, então, capturar os corações de homens e mulheres. A lista acima de modo algum é exaustiva. Ela simplesmente serve como um tipo de base a partir da qual o leitor pode começar a entender o poder e a atração do reino do diabo.

Não apenas o diabo trabalha para distrair o homem comum de Deus, ele trabalha especialmente sobre os cristãos, a fim de capturar seus corações com as suas ofertas de realização, de excitação e de prazer. Quando e se os fiéis permitem ser seduzidos por essas atrações mundanas e prazeres, Deus chama isso de adultério.

Em Tiago 4:4 lemos: “Adúlteros e adúlteras! Não sabeis que a amizade deste mundo é inimizade contra Deus? Portanto, todo que quiser ser amigo deste mundo constitui-se inimigo de Deus” (VRC). Quando entregamos os nossos corações às atrações e prazeres deste mundo, cometemos adultério contra o nosso Senhor.

Quando o nosso coração ama alguma coisa acima Dele, nós O traímos da mesma maneira que uma adúltera usa de infidelidade para com seu marido. Desta maneira, encontramos a nós mesmos sendo inimigos de Deus.

O livro de Provérbios está cheio de advertências contra ser seduzido a cometer adultério. O capítulo 7 é particularmente enérgico e atualizado em suas instruções e advertências. Embora esses versos possam certamente ser aplicados ao adultério físico, suas admoestações sem dúvida alguma, também se aplicam a nós em nossa caminhada com Jesus. Penso que poderia ser importante para todos os leitores rever este capítulo aqui:

“Filho meu, guarda as minhas palavras, e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente, para que te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com palavras.

Porque da janela da minha casa, por minhas grades, olhando eu, vi entre os simples, descobri entre os jovens, um que era carecente de juízo, que ia e vinha pela rua junto à esquina da mulher estranha e seguia o caminho da sua casa, à tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão da noite, nas trevas.

Eis que a mulher lhe sai ao encontro com vestes de prostituta, e astuta de coração. É apaixonada e inquieta; cujos pés não param em casa; ora está nas ruas, ora, nas praças, espreitando por todos os cantos.

Aproximou-se dele, e o beijou, e de cara impudente lhe diz: ‘Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os meus votos. Por isto, saí ao teu encontro, a buscar-te, e te achei. Já cobri de colchas a minha cama, de linho fino do Egito, de várias cores;. já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo. Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor até pela manhã; gozemos amores. Porque o meu marido não está em casa; saiu de viagem para longe; levou consigo um saquitel de dinheiro; só por volta da lua cheia ele tornará para casa’.

Seduziu-o com as suas muitas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o arrastou. E ele num instante a segue, como o boi que vai para o matadouro; como o cervo que corre para a rede, até que a flecha lhe atravesse o coração; como a ave que se apressa para o laço, sem saber que isto lhe custará a vida.

Agora, pois, filhos, da-me ouvidos, e sê atento às palavras da minha boca; não se desvie o teu coração para os caminhos dela, e não andes perdido nas suas veredas; porque a muitos feriu e derrubou; e são muitos os que por ela foram mortos. A sua casa é caminho para a sepultura que desce para as câmaras da morte” (Pv 7:1-27).

Claramente essa “prostituta” não é solteira. Ela possui um homem em sua vida (vs 19). Contudo, ela está seduzindo os incautos entre o povo de Deus.

Da mesma maneira, o diabo também tem sua “mulher”, sua prostituta. Ela é extremamente bonita e atraente. Ela é sedutora ao extremo. Ela se chama: “o mundo” e “tudo o que há no mundo”. Dessa forma, ela seduz os corações dos homens de Deus e embaraça-os numa teia de prazeres e procuras terrenas cometendo, assim, adultério espiritual contra Deus.

A MULHER DO DIABO

Por favor, não esqueça esta verdade: a prostituta do diabo, sua “mulher”, por assim dizer, não é uma bruxa feia. Pelo contrário, ela é incrivelmente bonita. As coisas que ela oferece aos homens e mulheres, a fim de capturar e distrair seus corações, são as coisas mais atraentes e sedutoras disponíveis neste mundo.

Embora haja certamente uma decepção aqui, uma vez que nenhuma dessas coisas finalmente satisfaz o coração do homem, a aparência delas é das mais desejáveis, atraentes e prazerosas possíveis.

Agora, o diabo é muito generoso com essa mulher, sua prostituta. Ele alegremente irá compartilhá-la, com todos os seus prazeres, com qualquer um que esteja levemente interessado. Ele generosamente ofereceu a Jesus todos os reinos deste mundo e sua glória (Lc 4:5,6). Assim, hoje, ele está disposto a compartilhar os “prazeres” de seu reino com todos os que abrirem seus corações a eles.

Vamos esclarecer que muitas das ofertas do diabo não são pecados em si mesmas. Ganhar dinheiro não é pecaminoso. Comprar coisas não é pecaminoso. Ter algum entretenimento ou tempo de lazer não é pecaminoso. Porém, se não formos cuidadosos, essas e muitas outras coisas que o mundo tem para oferecer começam a capturar nossos corações. Elas começam a nos seduzir, tomando o nosso tempo, nossa atenção e afeições. Elas começam a ocupar um espaço em nossos corações que deveria estar reservado somente para Deus.

Lemos: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele...” (1 Jo 2:15). Nosso Deus é um Deus ciumento. Ele tem ciúme dos nossos afetos. Ele quer ser Aquele que enche os nossos corações. Ele é Aquele pelo qual devemos desejar, e Ele deve ser o foco de todos os nossos desejos. Isso não é somente o que Ele procura, mas também a única coisa que irá verdadeiramente satisfazer o coração do homem.

Nós fomos criados para estar nesse tipo de relacionamento amoroso com o nosso Deus. Por isso, é somente quando nos inclinamos para Ele em completa rendição, que encontramos satisfação. É somente então que nos acharemos completos e contentes.

As delícias, as buscas e os objetivos que o mundo oferece são sempre ilusórios. Mesmo se nós os conseguirmos, eles jamais corresponderão. Quando perseguimos as ofertas de prazeres terrenos do diabo e/ou realização, nunca ficamos em paz e nunca encontramos verdadeiramente a satisfação que buscamos. Nós fomos criados por Deus e para Deus. Assim, é somente quando encontramos o nosso tudo Nele, que também ficaremos contentes e em paz.

BABILÔNIA

Nas escrituras, a “mulher” do diabo, sua prostituta, tem outro nome específico. No livro profético, Apocalipse, ela é chamada de “Babilônia”. Babilônia é uma mulher que está belamente vestida. Ela está adornada com pedras preciosas, pérolas e ouro. Ela não hesita em ter sua maquiagem bem feita e seu cabelo habilmente penteado.

Essa mulher é sensacionalmente atraente. Ela representa as melhores e mais sedutoras coisas e prazeres que este mundo tem para oferecer. Toda a sua função é seduzir os corações dos homens, apartando-os de Deus para as riquezas e delícias que este mundo tem para oferecer.

Em Apocalipse, capítulo 17, lemos sobre ela. Parece que ela está cumprindo bem o seu papel. Os reis da terra estão se corrompendo num relacionamento adúltero com ela, e os moradores do mundo estão embriagados – literalmente intoxicados – com os prazeres e coisas que ela tem para oferecer (vs. 2).

Eles estão todos cometendo adultério com ela. Seus corações estão longe de Deus e de um relacionamento amoroso com Ele e, ao contrário, estão insaciavelmente perseguindo satisfação com a prostituta do diabo. Eles estão todos numa corrida insana, a fim de obter e desfrutar de tudo o que o mundo do diabo tem a oferecer.

POR QUE O NOME “BABILÔNIA?

Por que é ela chamada de “Babilônia”? É porque o lugar Babilônia, no Velho Testamento, foi a síntese de tal comportamento mundano. Ele era o centro de uma cultura indulgente, pecaminosa, repleta de excessos de todo tipo. Era o lugar mais luxuoso, próspero, e mais poderoso da terra na época.

Tudo o que o mundo é e tem para oferecer estava concentrado nele, no auge de sua influência e poder. Ele foi a síntese do mundanismo e pecado daquela época. “Babilônia”, assim, serve como um tipo, ou exemplo, de toda sensualidade, prazer e pecado que este mundo tem para oferecer desde aquela época.

Naturalmente, hoje essa mulher espiritual, imoral, ainda existe. Na verdade, ela está claramente visível neste nosso mundo atual. Lemos que esta prostituta está “assentada sobre muitas águas” (Ap 17:1).

Isso significa que sua influência está espalhada. Ela alcança a todos ao redor do globo. É dito que “As águas que vistes, onde a prostituta se assenta, são povos, multidões, nações, e línguas” (Ap 17:15).

Em sua mão está um cálice de ouro. Esse cálice está cheio de seus atrativos sedutores. Está cheio de sua “fornicação”. Representa todas as coisas que o mundo tem a oferecer. Ela está oferecendo esse cálice a todos, induzindo-os a virem e beberem até seus sentidos se embotarem e seus corações se abandonarem à procura das coisas deste mundo. Grandes multidões estão se entregando a esta “bebida”, tão rápidas quanto podem, rendendo-se completamente a um relacionamento adúltero com a mulher do diabo.

Não importa para onde você possa viajar neste mundo, a maioria das populações das nações está embriagada com esse vinho. Está loucamente buscando sucesso, fortuna, lazer, bens e tudo o que o mundo tem para oferecer. Está numa impetuosa corrida a fim de adquirir mais e mais de tudo aquilo que é realmente parte do reino do diabo.

A estratégia de Satanás, seu truque sutil de oferecer a homens e mulheres uma atraente substituta para um relacionamento com Deus, está funcionando. A maior parte do mundo, tanto dentro como fora da igreja, está num frenesi, a fim de tentar satisfazer seus desejos, entregando-se a todos os muitos prazeres que essa “mulher” tem para oferecer. Está, de fato, embriagada com o vinho de sua fornicação.

Consequentemente, seus corações estão longe de Deus. Suas afeições têm sido arrastadas e capturadas pelas ofertas do reino do diabo.

Final do Capítulo 1

Ler outros capitulos online:

Capítulo 1: A PROSTITUTA (Capítulo Atual)

Capítulo 2: O SANGUE DOS MÁRTIRES

Capítulo 3: A BABILÔNIA DE HOJE

Capítulo 4: A DESTRUIÇÃO DE BABILÔNIA

Capítulo 5: SAÍ DA BABILÔNIA!

Capítulo 6: A IGREJA CATÓLICA ROMANA