Ministério Grão De Trigo

Ler Online
Venha Teu Reino

VENHA O TEU REINO

Capítulo 1

Venha Teu Reino, livro por David W. Dyer

Publicacao Grao de Trigo

Escrito por David W. Dyer

ÍNDICE

Capítulo 1: VENHA O TEU REINO (Capítulo Atual)

Capítulo 2: OS DOIS REINOS

Capítulo 3: UMA BREVE CRONOLOGIA

Capítulo 4: O DIA DO SENHOR

Capítulo 5: NO PRINCÍPIO

Capítulo 6: A ORDEM DE DEUS – A FALHA DO HOMEM

Capítulo 7: O REINO DE DEUS ESTÁ NO MEIO DE VÓS

Capítulo 8: “SENHOR, SENHOR”

Capítulo 9: UMA JUSTA RECOMPENSA

Capítulo 10: PERDÃO E JULGAMENTO

Capítulo 11: O FILHO VARÃO

Capítulo 12: VIVENDO EM VITÓRIA

Capítulo 13: OBRAS DE FÉ

Capítulo 14: UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO



INTRODUÇÃO

O livro que você está para ler tem importantes implicações teológicas e práticas. De fato, elas são monumentais! Portanto, ele deve ser lido cuidadosamente, refletidamente e devotadamente, com muita oração. Também é essencial começar pelo princípio e ler até o final, sem pular nenhum item, já que as ideias aqui apresentadas são desenvolvidas no decorrer de muitos capítulos. Se o leitor não se familiarizar com o trabalho todo, pode resultar em algum equívoco.

Às vezes, surge a tentação, ao se pegar um livro novo, de olhar o sumário, encontrar um capítulo que parece bem interessante e começar a ler. Já que muitos crentes não estão familiarizados com o assunto, os resultados de uma leitura aleatória podem conduzir a uma direção errada. Com isto em mente, eu gostaria de exortar todos os leitores sérios a estudarem inteiramente a informação apresentada aqui, antes de formarem suas conclusões finais.

Um outro fato que precisa ser mencionado é que compreender o conteúdo deste livro requer revelação espiritual. Já que estaremos investigando a verdade de Deus contida nas Escrituras, precisamos procurar a revelação divina. Devido à imperfeição da mente humana para conhecer Deus independentemente, quando estamos procurando entender a Sua vontade, precisamos crer que Ele nos iluminará.

Então, quero exortar vocês a, enquanto estiverem lendo estas páginas, terem uma atitude de oração, com o coração e a mente abertos para Jesus, a fim de que Ele possa lhes revelar a Sua verdade.

Claro que este livro é apenas um esforço humano; contudo, vamos orar juntos para que Deus possa usá-lo para desvendar mais de Si mesmo e de Seus propósitos sobre a Terra, àqueles que são Seus.

David W. Dyer



Capítulo 1: VENHA O TEU REINO


Quando Jesus Cristo voltar em Sua glória, isto não será o final da história da Terra atual. O plano de nosso Senhor não é voltar momentaneamente, arrebatar os crentes para o céu e abandonar a Terra para destruição pelo fogo. Na verdade, Deus ainda tem planos para esta Terra. Depois da volta de Jesus, Ele pretende estabelecer um reinado aqui. Centrada em Jerusalém, na terra de Israel, Sua autoridade será estabelecida sobre todos os que habitam a Terra. Esse reinado se estenderá por mil anos e, por este motivo, é conhecido como “O Milênio”.

As pessoas sobre as quais Ele vai reinar são aquelas poucas que sobreviverem ao período da Tribulação. Inicialmente, o número de pessoas sobre a terra será bem reduzido, por causa dos julgamentos dos dias finais da Tribulação, mas esse número crescerá rapidamente, já que não haverá guerras e, sem dúvida, nem pragas ou muitas doenças durante o Milênio. Não estamos falando sobre a Igreja ou sobre os crentes, aqui, mas sobre pessoas “normais” que, pela misericórdia de Deus, sobreviveram a Seus julgamentos na Terra.

Não apenas Jesus estará reinando nesta Terra por mil anos, mas os cristãos também estarão envolvidos neste reinado. Aqueles que se prepararam irão reinar com Ele (Ap 20:4). Muitos crentes têm seus corações e suas mentes postos “no céu”, mas Deus ainda não acabou o Seu trabalho nesta Terra.

Embora seja bom “pensar nas coisas lá do alto” (Cl 3:2), nós também deveríamos estar cientes e nos fixarmos naquilo que Deus está planejando. Precisamos compreender o que vai realmente acontecer. Depois da volta de Jesus, Seu plano é passar mais mil anos nesta Terra. Apenas depois desse reinado milenar é que haverá “um novo céu e uma nova Terra” (Ap 21:1), que é o que muitos consideram “o céu”.

À luz dos fatos acima, talvez, como cristãos, devêssemos reconsiderar nossas atuais crenças sobre a Terra e sobre qual deveria ser o nosso papel nela. Talvez devêssemos abandonar nossa filosofia escapista e imaginar que Deus ainda não terminou a obra na Terra, e nem nós. Não estou falando sobre um novo plano para melhorar o meio ambiente ou para acabar com a guerra nuclear. Nem tampouco estou recomendando alguma ação social para melhorar o presente estado das coisas. O que estou propondo é que os crentes precisam estar prontos para a próxima fase do plano de Deus para a Terra atual – o reinado vindouro.

Imagino que há alguns que não acreditam em um reinado vindouro ou que pensam que ele existe aqui, hoje, ou mesmo que ele já veio e já se acabou. Mas, tratar destas dúvidas, conceitos errados ou má compreensão, de maneira completa, está realmente fora do objetivo deste livro.

É suficiente dizer que, podem existir pessoas que não veem nas Escrituras um Reino Milenar (1.000 anos): onde Satanás será amarrado (Ap 20:3-7), o que certamente ainda não aconteceu; onde Jesus Cristo estará reinando sobre as nações, com um cetro de ferro, e elas serão infinitamente obedientes à Sua vontade (Ap 19:15); onde a criança de peito brincará na toca da serpente, e os lobos se deitarão com os cordeiros (Is 11:6-8); onde os homens converterão suas espadas em relhas de arados e as suas lanças em podadeiras; onde não haverá mais guerras (Is 2:4); onde Cristo reinará fisicamente na Terra (1 Co 15:25; Ap 20:6; Is 24:23), repartindo a Terra de Israel entre as doze tribos (Ez 48) e reconstruindo o Templo (Ez 40-43; Zc 6:12-13). Se elas não veem um Reinado de Cristo, físico e terreno, então eu não sei como convencê-las. Não há maneira de provar alguma coisa das Escrituras a alguém, se a pessoa não estiver aberta para isto.

Entretanto, se há aqueles que não estão certos sobre essas verdades e estão genuinamente interessados em uma melhor compreensão do reinado vindouro de Deus, então eu sugiro a eles irem a uma boa livraria cristã, comprarem alguns livros de autores que acreditam literalmente na Bíblia, assim como está escrito, e que façam algum estudo. Uma lista parcial das Escrituras concernentes ao Reino está também incluída no final deste livro, para o dedicado estudante da Bíblia. “E eles (os crentes) reinarão sobre a Terra”, “com Ele durante os mil anos” (Ap 5:10; 20:6).

O reino terreno de Jesus Cristo é: o cumprimento da promessa de Deus ao rei Davi de que não faltaria alguém de sua semente para se sentar em seu trono (2 Sm 7:12; Jo 7:42); a conclusão do mandamento de Deus a Adão, para que ele dominasse sobre a Terra (Gn 1:28); o descanso sabático para o povo de Deus (Hb 4:1); o Dia do Senhor (1 Ts 5:2); e mais, muito mais. Que bênção, o fato de que nós, povo de Deus, possamos ser parte desse reinado com Ele. A participação dos crentes no reino milenar de Cristo é uma das partes mais negligenciadas do Evangelho. Muito freqüentemente temos pulado esse assunto, quando olhamos para a ida ao céu, para a eternidade.

Sim, nós devemos colocar nossa afeição nas coisas lá do alto e é verdade que nossa recompensa está reservada para nós no céu, mas a Bíblia ensina que, quando Jesus voltar, Ele trará consigo estas recompensas (Ap 22:12). Não estou sugerindo que enchamos nossas mentes com coisas aqui da Terra, mas que nos preparemos para trazer as coisas celestiais para a Terra. Isto é parte do Evangelho. O reinado de Cristo é uma parte indispensável daquilo para o qual Ele veio e daquilo que Ele ainda vai fazer. E o nosso papel nesse plano é da máxima importância. A ideia da vinda desse reinado é tão central para o Evangelho que, quando Jesus ensinou os Seus discípulos a orar, a primeira petição que Ele fez foi: “Venha o Teu Reino...assim na Terra como no Céu.” (Mt 6:10).

Deveria ser significativo para nós que a primeira coisa que o nosso Senhor nos ensinou a pedir foi pela chegada do Reino de Deus na Terra. Também, um grande número de parábolas que Ele ensinou era sobre a vinda do Reino e sobre como ele seria. Certamente, não deveríamos tratar esse assunto como se não tivesse importância, ou inconsequências. Além disso, com o retorno do Senhor se aproximando, isso é algo a que todos os filhos de Deus deveriam dar séria e prolongada consideração.

Não há maneira do povo de Deus evitar o reino. Ele é parte do plano para a Terra, do qual todos nós participaremos, de um modo ou de outro. A verdade surpreendente, mas não largamente anunciada, é que o que fazemos hoje tem tudo a ver com aquilo que será o nosso papel no Reino que vai chegar. Não importa o quão velhos nós sejamos, nosso tempo na Terra não está para se acabar. Nós ainda temos pelo menos mil anos para trabalhar junto com o Senhor para o cumprimento dos propósitos Dele neste mundo.

Nossa fidelidade, nossa diligência e, de fato, nossa inteira maneira de viver neste mundo atual, serão os fatores determinantes para o papel que Cristo vai nos dar em Seu reino, quando Ele voltar. Isto pode ser uma surpresa? Mesmo neste mundo, as pessoas dão os lugares de responsabilidade e de honra àqueles que são bons trabalhadores e dignos de confiança. Jesus não disse que vai recompensar cada um de acordo com as suas obras? (Ap 22:12, 1 Co 3:14). Isto é exatamente o que Ele fará.

Com isso em mente, nos próximos capítulos, examinaremos vários aspectos do reino que têm grande relevância para nós hoje. Muitas dessas verdades podem parecer alarmantes, mas eu lhes peço, pelo seu próprio bem, que você não feche sua mente para elas. Após ler este livro, procure as Escrituras por si mesmo, para ver se essas coisas são verdadeiras. Não seja convencido, de maneira alguma, por algum indivíduo bem intencionado, sem antes olhar profundamente para elas.

O Reino vindouro tem muito a ver com você, e ninguém mais pode mudar a sua participação nele. “Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” (Rm 14:12).

“Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos Céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mt 8:11,12).

Final do Capítulo 1

Ler outros capitulos online:

Capítulo 1: VENHA O TEU REINO (Capítulo Atual)

Capítulo 2: OS DOIS REINOS

Capítulo 3: UMA BREVE CRONOLOGIA

Capítulo 4: O DIA DO SENHOR

Capítulo 5: NO PRINCÍPIO

Capítulo 6: A ORDEM DE DEUS – A FALHA DO HOMEM

Capítulo 7: O REINO DE DEUS ESTÁ NO MEIO DE VÓS

Capítulo 8: “SENHOR, SENHOR”

Capítulo 9: UMA JUSTA RECOMPENSA

Capítulo 10: PERDÃO E JULGAMENTO

Capítulo 11: O FILHO VARÃO

Capítulo 12: VIVENDO EM VITÓRIA

Capítulo 13: OBRAS DE FÉ

Capítulo 14: UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO